quarta-feira, 7 de julho de 2010

Gerenciamento de redes de computadores

Bom antes de falar sobre os protocolos de gerenciamento e os principais programas e ferramentas para a realização do mesmo, quero colocar nesse artigo quais são os principais papéis gerenciais entre essas atribuições abaixo em uma empresa (principalmente se ela deseja ter um modelo de gerenciamento eficaz).

  • Helpdesk: Sua função é a solução de problemas simples, sendo a única interface com o usuário, ou seja, são usuários com um pouco mais de experiência.
  • Operador de rede: Faz o acompanhamento e o monitoramento dos pacotes trafegados na rede, além de emcaminhar problemas ao suporte.
  • Suporte Técnico: Soluciona problemas não resolvidos pelo helpdesk, configura, opera, e realiza a manutenção dos equipamentos.
  • Gerente: Avalia o desempenho da equipe, responsável pela aquisição dos equipamentos e software e providencia capacitação.

Um problema de rede pode ter:

  • Descrição: Circunstâncias na qual um problema surge.
  • Sintomas: Percepção das consequencias de um problema, efeito negativo para os usuários.
  • Sinais: Manifestações adicionais, tipicamente obtidas através de ferramentas de gerência.
  • Testes: Destinados a confirmar ou negar a existência de um problema. Busca sinais diferenciais com uso de ferramentas.
  • Solução: Testadas, que não introduzem um novo problema.

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