terça-feira, 13 de julho de 2010

MIB's (Management Information Base)

Antes de definir o que é uma MIB, introduziremos o conceito de objetos gerenciados.

Um objeto gerenciado é a visão abstrata de um recurso real do sistema. Assim, todos os recursos da rede que deveem ser gerenciados são modelados, e as estruturas dos dados resultantes são os objetos gerenciados. Eles tem permissões para serem lidos ou alterados, sendo que cada leitura representará o estado real do recurso e, cada altareção também será refletida no próprio recurso.

A MIB é o conjunto dos objetos gerenciados, que procura abranger todas as informações necessárias para a gerência de rede.

Basicamente são definidos três tipos de MIB's: MIB II, MIB experimental e MIB privada.

A MIB II, fornece informações gerais de gerenciamento sobre um determinado equipamento gerenciado. Podemos também obter informações como: número de pacotes transmitidos, estado da interface, entre outros.

A MIB Experimental é aquela em que seus componentes (objetos) estão em fase de desenvolvimento e teste, em geral, eles fornecem características mais específicas sobre a tecnologia dos meios de transmissão e equipamentos empregados.

MIB Privada é aquela em que seus componentes fornecem informações específicas dos objetos gerenciados, como configuração, colisões e também é possível reiniciar, desabilitar uma ou mais portas de um roteador.

Os objetos são organizados em uma hierarquia em árvore e são reconhecidos por um OID (OBJECT IDENTIFER). Essa estrutura é a base do esquema de atribuição de nomes do SNMP.

Um OID de objeto é formado por uma sequencia de inteiros baseada nos nós das árvores, separada por pontos (.). Por exemplo, o objeto internet pode ser referenciado como iso.org.dod.internet ou 1.3.6.1 como é mostrado na árvore.

A figura abaixo mostra o posicionamento da MIB II na árvore.


Eis os grupos da MIB II:

  • System: Define uma lista de objetos pertencentes à operação do sistema, como o tempo de funcionamento, contato e nome do sistema.
  • Interfaces: Rastreia o status de cada interfaceem uma entidade gerenciada. O grupo interfaces monitora as interfaces em funcionamento ou inativas e rastreia aspectos, como octetos enviados e recebidos.
  • AT: O grupo Address Identification (at) é fornecido somente para manter a compatibilidade com versões anteriores.
  • IP: Rastreia os diversos aspectos do IP, incluindo o roteamento do IP.
  • ICMP: Rastreia aspectos do ICMP.
  • TCP: Rastreia entre outros aspectos, o estado das conexões TCP.
  • UDP: Rasteia dados estatísticos do UDP.
  • EGP: Rastreia diversos dados estatísticos sobre o EGP.
  • SNMP: Avalia o tráfego SNMP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário